Leandro Portella

Leandro Portella promove mais uma exposição de seus trabalhos em Araçoiaba da Serra

Posted on set 24, 2014

jc2Motivado pelo convite que recebeu para expor cinco de suas telas no 15ºArtopen, evento de arte que aconteceu no ano passado em Eschweiler, na Alemanha, o artista plástico de Araçoiaba da Serra Leandro Portella deu sequência à produção da série intitulada Idiossincrasias. Agora batizada de Idiossincrasias parte II e com mais obras, a exposição abre na próxima segunda-feira, no salão da Prefeitura Municipal de Araçoiaba da Serra. Antes, porém, o público já poderá conferir os novos trabalhos do artista na vernissage que acontece amanhã, a partir das 19h, no Hotel Vila da Serra (avenida Manoel Vieira, 1.990), em Araçoiaba.
Além de conhecer os trabalhos do artista, o público também poderá levá-los para casa, já que os quadros estarão à venda. E uma parte do dinheiro arrecadado com as vendas será destinada ao banco de cadeiras de roda do Rotary de Araçoiaba.
“Como fui convidado na Alemanha isso me deu uma empolgação maior para pintar”, relata o artista que, não por acaso, batizou a exposição de Idiossincrasias parte II. “É para cada pessoa olhar (as obras) e achar o que significa para ela mesma, é bem livre”, adianta Leandro. Além dos quadros, haverá, ainda, uma exposição de fotografias que revelam o artista trabalhando, registradas pelo fotógrafo Caio Almeida.
As obras abstratas assinadas por Leandro retratam, também, o momento do artista, que começou a pintar em 2000 após um acidente ocorrido um ano antes e que o deixou tetraplégico. Sem grande parte de seus movimentos, Leandro passou a se expressar com um pincel na boca. No começo, a atividade era apenas uma terapia e hoje o artista se dedica, diariamente, duas horas ao processo. O período é considerado longo, pois os movimentos cobram muito do artista, que chega a ficar com dores na boca, dependendo da inspiração e da dedicação. “Eu acho que eu estou mais independente para poder criar. Antes eu pintava quadros já riscados, e não era muito eu mesmo nesses quadros. Agora eu tento colocar mais o Leandro nas telas”, defende.
Além da pintura, o artista também se divide em outras atividades: administra o blog Ser lesado (www. serlesado.com.br), espaço criado em 2009 e atualizado diariamente com informações sobre lesão medular. A ideia de Leandro com a atividade é ajudar outras pessoas que têm o mesmo problema que ele. Mais recentemente, ele criou e administra outro endereço virtual: www. aracoiaba.net.
Leandro também ministra a palestra História e vivência de um ser lesado, em que fala sobre sua história de superação e suas experiências na sociedade como pessoa com deficiência. No próximo dia 3 (sexta-feira), ele realiza a atividade a partir das 16h no auditório do Instituto Multiplicador de Práticas Humanas, no Piso L1 do Shopping Cidade Sorocaba. Inscrições no site do instituto www. imph.org.br.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

468 ad