Leandro Portella

“Dia da Conscientização para a Prevenção da Lesão Medular”

Posted on ago 21, 2015

Hoje, 21 de agosto é o “Dia da Conscientização para a Prevenção da Lesão Medular” em Araçoiaba da Serra e tem como finalidade, a divulgação, prevenção e conscientização do perigo e do dano à saúde e à vida das pessoas em relação ao Trauma Raquimedular.

lm

Estima-se que ocorram a cada ano no país, mais de 10.000 novos casos de lesão medular, sendo o trauma a causa predominante, o que representa uma incidência muito elevada quando comparada com outros países.
Trata-se definitivamente de uma patologia de alto impacto sócio-econômico no nosso país, sendo que o custo para a sociedade por paciente permanece alto.
Os acidentes que lesionam a coluna normalmente geram paralisia, muitas vezes irreversível. Essa situação é chamada de Paraplegia (paralisia da cintura aos pés) e Tetraplegia (paralisia do pescoço aos pés).
A faixa de idade das pessoas que são lesionadas por esse tipo de acidente, que em quase na totalidade dos casos leva à tetraplegia (impossibilidade de mover os membros inferiores e superiores) são crianças e jovens. Por isso que a divulgação em locais de circulação desse público, bem como clubes, rios e lagos, é muito importante para prevenção.

468 ad