Leandro Portella

Campanha “Nem por 1 minuto”

Posted on out 24, 2015

O Rotary Club Sorocaba Sul e o Rotary Club Araçoiaba da Serra, realizaram nesse sábado(24) no Supermercado Tauste em Sorocaba, a campanha “Nem por 1 minuto”, com objetivo de conscientizar os motoristas a não ocuparem as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Foto: Lucas Leoni

Foto: Lucas Leoni

A idéia foi espalhar as cadeiras pelo estacionamento do Supermercado para chamar a atenção  dos motoristas para os direitos das pessoas com deficiência, as vagas exclusivas é um desses direitos que são diariamente desrespeitados, por isso a importância dessa campanha.

Foto: Lucas Leoni

Foto: Lucas Leoni

Todas as cadeiras têm aquelas frases que as pessoas dizem quando param o carro na vaga exclusiva: “Vou tomar um café rapidinho”, “Só vou ali pegar uma coisa”, “Segura aí que já chego”.

m1o

Como você acha que se sente, diante de desculpas assim, a pessoa que de fato precisa de uma vaga reservada?

A maioria das pessoas aderiram muito bem a campanha, porem um minoria ficou descontente em ter que procurar outra vaga. “Isso é bom, por que essas pessoas sentiram exatamente o que nos cadeirantes sentimos quando ocupam irregularmente as vagas exclusivas” diz Leandro Portella, tetraplégico há 17 anos.

De acordo com a legislação, pelo menos 2% das vagas de estacionamento devem ser destinadas para estes motoristas. As vagas são encontradas em pontos estratégicos e somente deficientes físicos podem utilizá-las. Porém muitas vezes a lei é desrespeitada.

468 ad