Leandro Portella

O verão chegou…Cuidado!

Posted on dez 22, 2015

Araçoiaba da Serra é uma cidade que possui muitas chácaras com piscinas, lagos, rios. Então gostaria de deixar um alerta:

Prática comum entre crianças e adultos durante os dias quentes de verão, o mergulho em piscinas, rios, lagos e cachoeiras pode representar um verdadeiro perigo para a saúde. Isso porque a água, observada superficialmente, estando clara ou não, dificulta a noção de profundidade antes do pulo. Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), os acidentes causados pelo mergulho em locais rasos são a quarta causa de lesão medular no Brasil, sendo que no verão passa para a segunda posição.

mergulho

Evite acidentes
Quando der um mergulho, não o faça de cabeça. Antes, entre na água em pé para se certificar sobre a profundidade.

Acompanhe, a seguir, outras quatro maneiras de evitar lesões medulares em águas rasas, de acordo com a SBC.

1 – Não mergulhe em águas turvas.
2 – Não beba antes de mergulhar.
3 – Evite empurrar os amigos para dentro d’água.
4 – Não é recomendado testar os movimentos do acidentado, tentar levantá-lo ou sentá-lo, pois isso pode agravar uma possível lesão medular.

Projetos que fiz para evitar lesões medulares, enquanto estive como vereador

PROJETO DE LEI N. 041/13 Dia da Conscientização para a prevenção da lesão medular, esse projeto tem como finalidade, a divulgação, prevenção e conscientização do perigo e do dano à saúde e à vida das pessoas em relação ao Trauma Raquimedular.

PROJETO DE LEI Nº  042/13 Obrigatoriedade de afixação de placas de orientação nas piscinas, balneários de rios e lagos, o projeto tem como objetivo estabelecer como norma para as piscinas e balneários de rios e lagos de uso público, fixação de placas informando a profundidade da água para os banhistas. A medida visa deixar explicito os riscos que pode oferecer o local caso o banhista pretenda fazer um mergulho, uma vez que é comum acidentes de coluna em decorrência de pessoas que mergulham de cabeça em lugares rasos, ou ainda alertar aquelas pessoas que não sabem nadar sobre os perigos de entrar sem os devidos equipamentos de segurança

468 ad