Leandro Portella

Agora é lei: seu site também deve ser acessível

Posted on jan 13, 2016

m

Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência. Entre as diversas normas e recomendações que o texto apresenta, um artigo em particular chama a atenção de quem trabalha com comunicação digital:

“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

A acessibilidade digital é a capacidade de um produto ser flexível o suficiente para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, além de ser compatível com tecnologias assistivas usadas por pessoas com necessidades especiais. Acessibilidade na Web significa que qualquer pessoa, utilizando qualquer tipo de tecnologia de navegação – navegadores gráficos, textuais, especiais para sistemas de computação móvel, etc. – deve ser capaz de visitar e interagir com qualquer site, compreendendo inteiramente as informações nele apresentadas.

Em outras palavras, a partir de janeiro deste ano, todas as empresas com sede ou filial no Brasil, assim como órgãos de governo, devem ter seu site acessível para pessoas com deficiência.

Fonte: www.espiralinterativa.com

468 ad