Leandro Portella

Cartilha da UFSCar dá dicas de como adaptar casa e evitar queda de idosos

Posted on jan 25, 2016

cartilha300.jpgUma cartilha desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) reúne dicas para adaptar o ambiente familiar e evitar quedas de idosos, promovendo conforto e melhor qualidade de vida para eles. O material está disponível na internet e o conteúdo é gratuito. Para acessá-la, clique aqui.

O projeto foi criado pelo Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da instituição e a proposta é tornar a residência mais acessível e funcional. “A ideia surgiu a partir de outras pesquisas que a gente já desenvolveu e então identificou a necessidade de desenvolver um material assim, especialmente para a terceira idade”, falou a terapeuta ocupacional Luiza Paganelli.

O material apresenta adequações e adaptações significativas no ambiente domiciliar de pessoas idosas e oferece possibilidades e alternativas viáveis para que o idoso possa planejar a modificação de seu ambiente.

A cartilha fornece instruções sobre a entrada da casa, circulação interna, sala, cozinha, quarto, banheiro, quintal, entre outras, para evitar riscos à saúde e locomoção. As sugestões abordam, por exemplo, o piso adequado para a casa, uso de tapetes, iluminação, portas, maçanetas, e sinalizações.

“Se seguidas e adotadas pela população idosa, as orientações poderão prevenir e reduzir o número de quedas e potencializar a capacidade funcional do idoso”, observou a terapeuta ocupacional.

Fonte: G1

468 ad