Leandro Portella

A felicidade é um estado de espirito

Posted on out 12, 2016

M

A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.

É um sentimento muito subjetivo, nem todo mundo percebe quando é feliz ou simplesmente não valorizam a possibilidade que a vida os oferece para ser Feliz, nunca estão satisfeitas com o que já têm, o famoso ditado “…Viver chorando de barriga cheia…”.

Todos nos já reclamamos da vida em algum momento, isso é natural, o que não pode é fazer desse momento, um estado permanente. Costumamos a dar mais valor a nossa vida e a felicidade quando deparamos com o sofrimento alheio ou alguém em situação difícil.

Na maioria dos casos o cadeirante reclama da vida, se comparando a um andante, sempre pelo fato de não andar mais e ser, muitas vezes, dependente de terceiros. Mas foi nesse fim de semana que tive a certeza que andar não nos traz a felicidade.

 Fui com meus amigos assistir ao musical Noturno (que aliás recomendo) e enquanto estava sendo transferido do carro para a cadeira de rodas, um mendigo, bebaço por sinal, nos abordou e no breve dialogo que tivemos, ele disse que gostaria de  estar na cadeira de rodas, como eu… Só para ter a atenção dos amigos e das pessoas que eu estava tendo e ele nunca tinha, mesmo sendo andante.

Muitas vezes, a falta de mobilidade, de independência ou até da habilidade de andar pode se tornar motivo de raiva ou até de tristeza, mas afinal, da onde vem a felicidade?

Acredito que o estado de felicidade vai além dos limites físicos do indivíduo. Independe de deficiência, estética ou aparência… para mim é um estado de espírito, é o saber valorizar o que se tem!

Hoje o meu sonho é: Ser feliz sendo eu mesmo!

Fonte: Leandro Portela no Vida Mais Livre.

468 ad