Leandro Portella

“Comer com os olhos”

Posted on out 20, 2016

comendoO corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

. O tato é provavelmente o mais primitivo dos sentidos e é o que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação passa pela medula e chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade, desejos ou vontade.

Sabe-se que a superfície do corpo humano, com aproximadamente dois metros quadrados de extensão é, poderíamos dizer, o maior órgão sexual do homem. Mais do que simplesmente um dos sentidos, o tato é a resultante de muitos ingredientes: sensibilidades superficiais, profundas – como a proprioceptiva, ligada a movimento, vontade de explorar e atividade motora, emoções, memória, imaginação.

Após uma lesão medular alta e seqüela de tetraplegia há alteração de toda a parte sensorial, principalmente a sensibilidade (tato) abaixo da lesão. Quando a lesão é completa, ocorre a perda total da sensibilidade do pescoço para baixo! Logo, imagina-se que um tetraplégico não sente nada durante a relação sexual, porém nesse momento que percebemos o quanto o corpo humano é incrível!

O ser humano saudável dispõe da libido sempre que seus olhos, seu olfato, pensamento ou  tato se deparam com algo relacionado ao sexo. Não tendo a sensibilidade tátil, que tem uma função indispensável na ativação do impulso sexual, como por exemplo, enquanto que as carícias e beijos levam a excitação, no tetraplégico outros sentidos assumem essa função, sendo a visão o principal deles.

A visão é, provavelmente, a fonte de estimulação sexual mais importante que existe, ainda mais no homem tetraplégico.Existem numerosos estímulos visuais envolvidos na atração sexual, . A forma de mover-se, um olhar, um gesto, inclusive a forma de vestir-se, são estímulos que, enquanto potencializam a capacidade de imaginação do ser humano, podem resultar mais atraentes  que a só depender do tato para obter prazer.

O prazer não se sente somente com a sensibilidade, o tato, também é possível sentir com os olhos!

Por Leandro Portella

468 ad