Leandro Portella

Cura a todo custo!

Posted on out 27, 2016

Por Leandro Portella

cura1Sofrer uma lesão medular causa um impacto muito grande na vida de uma pessoa e em sua família.Não andar ou não se movimentar dá um desespero tão grande que a primeira pergunta que se faz é:”Eu vou voltar a andar?”.

Até 10 anos atrás não se ouvia falar em “cura” ou em tratamentos para lesões na medula, mas nessa última década isso evoluiu muito com os estudos e experiências com célula tronco e centros super equipados de reabilitação.

Por enquanto não há notícias de um tratamento comprovado para recuperar lesões medulares de forma significativa a partir das células-tronco.

Em breve haverá um tratamento para lesões medulares e as células-tronco tem se mostrado a linha de pesquisa mais promissora, mas é preciso ter muita cautela com as notícias que chegam até nós.

O desejo é tanto de voltar a andar que muitos lesados pagam Milhares de Reais por uma tentativa de “Cura” e com a justificativas do tipo “não me importa se ainda não foi provado cientificamente” ou “qualquer melhoria pra mim é bem vinda”, ou mesmo “não tenho nada a perder”, tudo pela esperança de recuperar algum movimento.

Na Índia em 2008,a Dra. Geeta Shroff’s que há algum tempo vem afirmado obter significativos sucessos com tratamento utilizando células-tronco embrionárias. O tratamento custa em média de $ 20.000 a $ 30.000, mas renomado cientista Dr Wise Young, “Isso simplesmente não é apenas antiético”, diz ele, “é uma fraude” em 2008 para Revista New Mobily

Na China, onde o aborto também é legal como na Índia, é outro país muito procurado, em especifico o Dr. Huang, onde o procedimento é baseado na descoberta do Neurocientista Geoffrey Rasiman (University College London), porém o procedimento é diferente, lá eles retiram as células de fetos abortados e injetam diretamente no paciente. Dados experimentais em cobaias sugerem que as células são atacadas pelo sistema imune rapidamente, pois há incompatibilidade imunológica, sendo eliminadas do corpo. Portanto, não existe base científica alguma para a melhoria observada nos pacientes de Huang.Mesmo assim, diversos cientistas liderados por um grupo de Miami se mostraram intrigados pelos resultados e conseguiram permissão para acompanhar a avaliação clínica dos pacientes de Huang.

Em entrevista a Tv Biofabris a Genetista, Dra Mayara Zatz diz “Enquanto for experimental não pode ser cobrado” e alerta sobre o perigo de aparecer tumores.

Alguns resultados obtidos pelo Dr. Huang, os dados, publicados na revista “Neurorehabilitation and Neural Repair” e na “Spinal Cord”, são assustadores. De sete pacientes autorizados a ter contato com cientistas do exterior, cinco apresentaram efeitos colaterais (incluindo meningite e exacerbada sensibilidade) e nenhum mostrou qualquer sinal de melhora.

São tantas as informações sobre tratamentos que “bombardeiam” a cabeça dessas pessoas e seus familiares em uma fase onde só se pensa em melhorar..

Então deixo a pergunta: Vale a pena pagar por uma suposta cura e arriscar a qualidade de vida e sem saber das conseqüências futuras?

“Se sua realidade muda, seu sonho não precisa mudar” Jonhie Walker

 

468 ad